A Fortaleza de Maputo, enquanto instituição museológica, ciente que a protecção e promoção da diversidade cultural e natural são os principais desafios do século 21, assume a responsabilidade em utilizar e dinamizar o seu acervo e colecções como um dos principais meios pelos quais os testemunhos tangíveis e intangíveis da natureza e das culturas humanas são salvaguardados.
A Enciclopédia, enquanto projecto e recurso, subsidia, amplia e aprofunda as funções primárias do museu, nomeadamente a aquisição, conservação, investigação, comunicação e exibição do seu acervo e colecções, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade através da educação, do estudo e da fruição, apoiando, complementariamente, o papel social do museu na sustentabilidade e desenvolvimento local, na paz e direitos humanos, e na democracia cultural e inclusão.
Objectivos estratégicos
1.
Promover a salvaguarda, a valorização e a dinamização do património moçambicano, contribuindo na coesão social moçambicana através do conhecimento e afirmação da identidade e da história de Moçambique.
2.
Constituir-se como o ponto central e de referência internacional onde encontrar, de forma organizada e de fácil acesso, toda a informação relacionada com a Fortaleza de Maputo.
3.
Promover a investigação científica nas áreas e disciplinas relacionadas com a génese, história e acção museológica da Fortaleza de Maputo, e alargar, aprofundar e reforçar a cooperação com universidades, institutos e centros de I&D, nacionais e estrangeiros.
4.
Promover a comunicação da informação através da realização de conferências, seminários, palestras, debates, encontros, exposições e outras actividades congéneres, alargando a sua acção e influência junto da comunidade académica e do público em geral, e contribuir no desenvolvimento e valorização do turismo cultural.
Constituição e organização
A Enciclopédia é constituída por artigos que se organizam em quatro componentes temáticas primárias:
O edifício | As pessoas | Os objectos | Os acontecimentos
A Enciclopédia assume-se como um lugar de liberdade de expressão e de investigação onde todos podem responsavelmente participar através da produção e autoria dos seus artigos. Os artigos são elaborados por técnicos do museu, académicos, investigadores, estagiários, e outras personalidades da comunidade civil e museológica, e não representam necessariamente a posição oficial da Fortaleza de Maputo sobre a matéria.
Os artigos devem ser previamente enviados para o Gabinete de Apoio Técnico e Administrativo da Enciclopédia (GATAE) para análise, revisão e preparação para edição informática, e a Fortaleza reserva-se o direito de propor alterações ou modificações, de não publicar, ou de a qualquer momento suspender a sua publicação.
Acesso e consulta
Para aceder à Enciclopédia, clique na componente temática que pretende consultar e irá ser direccionado para a página onde de encontram listados, por ordem alfabética, todos os artigos nela integrados.
Blog da Enciclopédia
O Blog da Enciclopédia é uma página da Enciclopédia onde são apresentadas as últimas publicações. Deste modo, o utilizador poderá acompanhar os trabalhos mais recentes e manter-se actualizado. Consulte o Blog aqui
Contactos
GATAE – Gabinete de Apoio Técnico e Administrativo da Enciclopédia
(+258) 00 00 00 000
Coordenador: Nome do coordenador